sábado, 1 de novembro de 2014

2 - A técnica das Escadinhas | A técnica da Caixa

Recordados de como se movimentam os Reis, as Torres e as Damas?
Prontos para pôr este conhecimento em prática?
Vamos lá tentar apanhar uns Reis!

A. A técnica das Escadinhas

Quando queremos dar xeque-mate a um Rei que já não tem mais nenhum elemento do seu exército no seu tabuleiro e nós temos as nossas peças pesadas (duas Torres, duas Damas ou uma Torre e uma Dama), podemos apanhar o adversário com o plano das Escadinhas!

O objectivo deste plano é encostar o Rei adversário a um dos quatro lados do tabuleiro (coluna A, coluna H, fila 1 ou fila 8).

Tem 3 etapas:
1 - Utilizar uma das nossas peças pesadas para controlar o degrau (a coluna ou fila) que o Rei podia utilizar para se afastar do lado para o qual o queremos levar;
2 - Usar a outra peça pesada, que não está a controlar nenhum degrau importante, para dar xeque ao Rei adversário e obriga-lo a recuar mais um degrau;
3 - Repetir o procedimento (dar xeque com a peça que não está a controlar o degrau que o Rei podia utilizar para fugir) até dar xeque-mate.

Vamos ver:



Recordados da técnica?
Lembrem-se que também funciona com duas Damas ou uma Torre e uma Dama.
E não se esqueçam que a Torre gosta de dar xeques longe do Rei.

Quando só temos a Dama, não é possível utilizar a técnica das Escadinhas.
Neste caso, temos à disposição...

B. A técnica da Caixa (Rei e Dama contra Rei)

A técnica da Caixa, apesar de não ser a maneira mais rápida de dar xeque-mate, tem a vantagem de ser a forma mais fácil de aprender a finalizar o adversário quando temos o Rei e a Dama.

Nesta situação, o nosso objectivo é prender o Rei adversário numa caixa cada vez mais pequena.
Como no caso das Escadinhas, em que é preciso duas torres, duas damas ou uma torre e uma dama, na técnica da Caixa também tem que haver trabalho de equipa, neste caso entre o Rei e a Dama.

Dicas a não esquecer:
1 - Apertar a caixa até o Rei estar num dos lados do tabuleiro.
2 - Quando o adversário estiver num dos lados, usar o nosso Rei! A Dama não consegue dar xeque-mate sozinha.

Atenção aos afogados!
O Rei afogado, ou empate por afogamento, acontece quando um dos jogadores não tem nenhuma jogada para fazer e o seu Rei não está em xeque.
Se esta situação acontece, o jogo termina empatado.


Se forem as negras a jogar, a partida está empatada por afogamento.
O Rei negro não não pode ir para b8 porque a Dama em b6 não o permite.
Nem pode ir para a7 ou b7 porque nem a Db6 nem o Ra6 o permitem.
Quando isto acontece, não costuma ser bonito para quem deixa escapar a vitória por entre os dedos...

"Então, amigo, o que é que se passa?
Olha que o afogado sou eu! Hehehe"

Acreditem que não querem afogar o vosso adversário e desperdiçar uma vantagem que custou tanto a alcançar. Por isso, olhos sempre bem abertos! Antes de jogar, garantam que o vosso adversário ou está em xeque ou tem uma jogada disponível. Quando estiver em xeque e não tiver nenhuma jogada disponível, parabéns, ganharam, deram xeque-mate!

Vamos lá rever a técnica da Caixa:






C. Ainda a técnica da Caixa (Rei e Torre contra Rei)

Acabamos de ver como a técnica da Caixa nos permite terminar uma partida em que estamos a jogar com Rei e Dama contra Rei.
A mesma técnica, com uma pequena alteração quanto ao papel do Rei, pode ser utilizada com muito sucesso quando estamos a jogar com Rei e Torre contra Rei.

O que é importante saber:

- O Rei e a Torre têm que trabalhar em equipa. A Torre não consegue dar xeque-mate sem ajuda.

- O objectivo é levar o Rei adversário para um dos lados do tabuleiro.

- A Torre acha que o Rei adversário cheira a chulé - por isso, por regra, gosta de estar à distância.

- Quando o Rei atacante vai perseguir o adversário, vai a cavalo! Por isso, quando sobe um degrau para jogar às caçadinhas nunca fica frente a frente (em oposição ao Rei adversário) mas na coluna ou na linha ao lado, em L - vamos ver que é a posição de Cavalo.
Isto permite-lhe demonstrar o seu poder, pois obriga o adversário a vir para a sua frente onde, em oposição, o pode olhar ferozmente olhos nos olhos.

Vamos ver os aspectos mais relevantes em dois vídeos e um exemplo:

Vídeo 1 - O trabalho em equipa.
 

 
Vídeo 2 - A perseguição do Rei.


 
Exemplo - A técnica da caixa: do trabalho em equipa para fechar a caixa até à perseguição do Rei a cavalo até ao fim do tabuleiro. (para avançar na posição, carregar na seta virada à direita que está por baixo do tabuleiro. os comentários à posição estão a seguir a essas setas)
 
Loading embedded chess game...


 
Em resumo:
 
1 - No final, como há poucas peças, é improvável conseguir dar xeque-mate com o Rei adversário no meio do tabuleiro. Quase sempre temos que o levar para um dos lados do tabuleiro.

2 - A técnica das Escadinhas não é a maneira mais rápida de dar xeque-mate com duas peças pesadas (Torres vs Rei, ou Torre e Dama vs Rei ou Damas vs Rei), mas é muito eficaz: basta controlar o Rei adversário degrau a degrau, utilizando sempre a peça que não está a controlar o degrau mais próximo do Rei.

3 - Quando temos Dama e Rei vs Rei ou Torre e Rei vs Rei não conseguimos dar xeque-mate só com a peça pesada. Também aqui é preciso fazer um jogo de equipa com o Rei, seja para dar mate, seja para diminuir o tamanho da caixa.

4 - Atenção aos afogados!! Antes de jogar, se não derem xeque, verifiquem sempre se o Rei adversário tem uma casa disponível.




Sem comentários: